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A importância de uma estratégia diferenciada na web. Em breve o novo modelo para 2011 PDF Imprimir
A Internet é um meio relativamente novo nas nossas vidas e talvez por isso ela ainda seja pouco ou mal aproveitada pela maioria das empresas. É importante conhecer todas as oportunidades que ela oferece para aproveitar ao máximo os benefícios que ela pode trazer aos seus negócios. Segundo pesquisa TIC Empresas 2006 (www.nic.com.br), estima-se que mais de 50% das empresas do país nem ao menos possuem um website. Infelizmente as coisas não param por aí. Basta você procurar um pouco pela Internet para encontrar websites com as mais diversas falhas, desde um design ruim, falta de usabilidade e acessibilidade, até uma estratégia simplesmente inadequada para o negócio em questão e que por isso não funciona e não traz resultados como se gostaria que fosse. O que muito não vêem é que criar um site, desenvolver um banner, uma newsletter ou qualquer outra ação na web não é algo tão simples que dispense um mínimo de pesquisa e planejamento. E essa pesquisa e planejamento devem ser feitos com base nos objetivos de negócio da empresa em questão. Se para você se destacar no mercado e se diferenciar dos seus concorrentes você precisa traçar metas e planejar como irá alcançar seus objetivos, a sua estratégia de posicionamento na web não pode ser diferente. É necessário um trabalho de pesquisa para entender as tendências para o mercado, as necessidades e preferências do público-alvo e um bom planejamento para desenvolver uma estratégia coerente com as suas necessidades e que tenha como meta os objetivos que deseja alcançar para o seu negócio. De outra forma, como garantir que o seu site ou o seu e-mail marketing terá o desempenho que você espera? Ter um website não significa ter uma página ‘bonitinha’, com animações ‘engraçadinhas’ e também não se restringe a ter uma página profissional com uma aparência ‘igual-aquela-empresa-ali’. O seu negócio precisa de dedicação nessa hora e você é o maior responsável por essa preocupação e cuidado. Desde se contentar com um layout que não será exclusivo seu como ocorre com o uso de templates ou mesmo insistir por um site que é a cara do site da concorrência ou de outro negócio qualquer, a responsabilidade e o ônus serão todos seu – e dos seus negócios. Um projeto web precisa de alguns passos importantes antes e depois do desenvolvimento em si. Alguns deles são: Antes Coleta de informações sobre o negócio: informações sobre a empresa, produtos e serviços, concorrência, etc.; Entendimento dos objetivos de negócio que de deseja alcançar: facilitar a comunicação com clientes e parceiros, divulgação de produtos e serviços, fortalecimento da imagem da empresa, novo canal de vendas, etc.; Definição dos objetivos para o projeto: atingir determinado público-alvo, páginas mais importantes que devem ter o maior número de visitas, metas de conversão; Criação de uma estratégia com base nas informações coletadas e nos objetivos traçados; Validação da estratégia com o responsável pelo negócio; Depois Monitoramento do desempenho do site, páginas mais visitadas, média de páginas por visita, duração média das visitas, principais pontos de entrada, principais pontos de saída, etc.; Acompanhamento dos resultados reais alcançados. Esses são apenas alguns dos passos importantes para o desenvolvimento de uma estratégia web de sucesso. O mais importante, entretanto, é que o foco desse projeto, seja o foco do seu negócio. Danielle S. Ramos, PMP
 
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